/Ranking inédito! Espião mostra jogadores que puxam a média de gols sofridos do time para baixo

Ranking inédito! Espião mostra jogadores que puxam a média de gols sofridos do time para baixo

A importância de Marcos Rocha para o sistema defensivo do Palmeiras fica clara quando analisados os números de gols sofridos pelo time com ele em campo: nenhum. Com metades dos minutos jogados pela equipe na temporada, o lateral-direito não viu a bola morrer dentro da própria rede enquanto estava em ação. Quando não atuou, o Verdão sofreu cinco gols.

 — Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras

— Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Quem tem outro papel importante defensivo neste ano é o zagueiro Digão, do Fluminense. Ele esteve em campo em 50% do tempo jogado pelo Fluminense, e, com ele, o Tricolor levou apenas 17% do total de gols. Apenas um gol com ele em campo em seis sofridos pelo time na temporada. O camisa 26 do Flu esteve em ação em metade dos minutos disputados em 2019, o que reforça que com ele no gramado, os comandados de Fernando Diniz têm visto menos bolas na própria rede.

Outros dois atletas com destaque em relação à presença defensiva são dois alvinegros: o volante José Welison, do Atlético-MG, e o lateral Jonathan, do Botafogo. Quando estavam presentes em campo, os respectivos times levaram apenas 22% dos gols sofridos neste ano. No total, Galo e Glorioso sofreram nove gols em 2019, mas apenas dois quando cada um estava em ação.

Veja lista com o líder em presença defensiva com alguns dos principais clubes brasileiros:

Jogadores com maior presença defensiva no ano em cada time

Clube Atleta Posição Gols sofridos pelo time com ele em campo Total de gols sofridos pelo time % de minutos % dos gols sofridos
Atlético-MG José Welison VOL 2 9 41% 22%
Botafogo Jonathan LAE 2 9 61% 22%
Corinthians Ralf VOL 10 15 62% 67%
Cruzeiro Lucas Romero VOL 1 5 50% 20%
Flamengo Cuéllar VOL 5 9 74% 56%
Fluminense Digão ZAD 1 6 50% 17%
Grêmio Paulo Miranda ZAD 1 3 63% 33%
Internacional Zeca LAD 2 7 47% 29%
Palmeiras Marcos Rocha LAD 0 5 50% 0%
Santos Diego Pituca VOL 7 10 79% 70%
São Paulo Anderson Martins ZAE 3 10 42% 30%
Vasco Raul VOL 4 8 62% 50%

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Caio Yuiti, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.