/Michel Temer é preso pela Lava Jato, últimas notícias

Michel Temer é preso pela Lava Jato, últimas notícias

EL PAÍS BRASIL

Prisão de Temer revigora Lava Jato e tumultua agenda do Governo no Congresso

Detenção de ex-presidente dá vitória a procuradores e escancara embate entre “novos” e “velhos políticos”. Lavajatista Bolsonaro, porém, precisa das duas alas para aprovar Previdência. Leia a reportagem de Afonso Benites.

 

http://cort.as/-G_Q-

EL PAÍS BRASIL

Gil Alessi

O ex-presidente Michel Temer acaba de chegar à sede da Polícia Federal no Rio onde ficará detido.

Gil Alessi

O presidente Michel Temer será levado à sede da Polícia Federal no Rio, onde ficará detido.

Gil Alessi

A ironia de Carlos Bolsonaro pode ter um custo para o Governo, uma vez que cabe a Maia ditar o ritmo de tramitação da reforma da Previdência proposta pelo presidente.

Gil Alessi

Carlos Bolsonaro, filho do presidente, cutucou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em sua conta no Instagram. O sogro de Maia é o ex-ministro Moreira Franco, preso nesta quinta-feira. Maia já havia tido um desentendimento com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, com relação ao pacote anti-crime proposto por Moro.

Gil Alessi

Quadrilha de Temer monitorava investigadores da PF, diz MPF, sem detalhar como isso era feito. “Eles utilizavam também contra-inteligência, forjavam documentos e destruíam provas para dificultar as investigações”, afirmou o procurador José Augusto Vagos.

Gil Alessi

Em entrevista coletiva o procurador Rodrigo Timóteo afirma que a filha de Temer foi beneficiada pelo esquema de corrupção. “Ela recebeu um benefício econômico de mais de um milhão de reais” na reforma de sua residência.

Gil Alessi

“Este grupo criminoso está em atuação há 40 anos. Coronel Lima e Michel Temer atuam desde a década de 80”, afirma procuradora Fabiana Schneider.

Gil Alessi

Em entrevista coletiva o procurador da República Eduardo El Hage afirmou que “o coronel Lima era um dos operadores financeiros de Michel Temer, com a função de arrecadar quantias espúrias para o ex-presidente”.

Gil Alessi

De acordo com a PF, foi detectada ao longo da investigação “irregularidade em processo licitatório, participação de empresa sem qualificação técnica, contratações superfaturadas, lavagem de dinheiro, emissão de notas fiscais frias, utilização de empresas de fachada, utilização de empresas offshore para recebimento de vantagens indevidas”

Gil Alessi

Ricardo Andrade Saadi, superintentende regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, afirmou que a operação que prendeu Temer teve como base uma colaboração premiada firmada pela Lava Jato.

Gil Alessi

O avião que leva o ex-presidente Temer de São Paulo ao Rio de Janeiro está decolando neste momento do aeroporto de Guarulhos.

Gil Alessi

MPF sobre a “organização criminosa” de Temer: “As apurações também indicaram uma espécie de braço da organização especializado em atos de contrainteligência, afim de dificultar as investigações, tais como o monitoramento das investigações e dos investigadores”.

Gil Alessi

Segundo o Ministério Público Federal, a quadrilha liderada por Temer “praticou diversos crimes envolvendo variados órgãos públicos e empresas estatais, tendo sido prometido, pago ou desviado para o grupo mais de 1 bilhão e 800 milhões de reais“.

Gil Alessi

O ex-presidente Michel Temer será levado para o Rio de Janeiro em instantes. Ele está no aeroporto de Guarulhos neste momento, e já deixou a delegacia e se dirige para o avião.

Carla Jiménez

Em maio de 2018, o EL PAÍS revelou parte das evidências que embasaram o pedido de prisão feito pelos procuradores do Ministério Público ao juiz Marcelo Bretas. Na reportagem “Novas provas reforçam acusações de cobrança de propina contra homem de confiança de Temer”, o repórter Daniel Haidar publicou emails inéditos que mostravam o empenho, em um pedido de “urgência” do empreiteiro José Antunes Sobrinho, sócio da empresa Engevix, para conseguir um pagamento de 1,1 milhão de reais, destinados ao coronel João Baptista Lima Filho, homem de confiança do ex-presidente Michel Temer. “A evolução da negociação não aparece inteiramente nos e-mails, mas o amigo de Temer conseguiu os repasses de dinheiro pouco depois das cobranças. A Alúmi depositou 469.200 reais em uma conta bancária do coronel no HSBC no dia 17 de outubro daquele ano e outros 622.200 reais em 3 de novembro”, diz trecho da reportagem de Haidar. Leia a reportagem completa aqui. https://brasil.elpais.com/brasil/2018/05/10/politica/1525975344_809334.html

Gil Alessi

Os advogados do ex-ministro Moreira Franco criticaram a prisão de seu cliente: “A defesa de Wellington Moreira Franco vem manifestar inconformidade com o decreto de prisão cautelar. Afinal, ele encontra-se em lugar sabido, manifestou estar à disposição nas investigações em curso, prestou depoimentos e se defendeu por escrito quando necessário.

Causa estranheza o decreto de prisão vir de juiz de direito cuja competência não se encontra ainda firmada, em procedimento desconhecido até aqui.

Moraes Pitombo Advogados”

Gil Alessi

Veja a lista dos investigados que foram alvo de pedidos de prisão pelo juiz Marcelo Bretas:

EL PAÍS BRASIL

XP Política vê retaliação da Lava Jato e lamenta clima no Congresso

A avaliação da XP Política, braço de análise do grupo de investimento, é em tom de lamento pela reforma da Previdência. O mercado financeiro que comemorou a prisão de Lula não está tão contente com a megaoperação de corrupção que agora deteve Temer. “As Lava Jato reagem às derrotas que sofreram nas últimas semanas. Precisavam de uma vitória para mostrar força e buscar apoio popular”.

No boletim enviado a clientes, os analistas seguem: “A prisão de Temer aumenta a temperatura em Brasília. Ações geram reações (e pânico, já que uma vez que Lula e Temer estão presos, qualquer um pode ser), e a do Congresso, que tende a endurecer sua relação com o Governo e não votar o pacote de Moro”.

Fazem ainda uma ligação entre a força do Judiciário e do Ministério Público na Lava Jato e seu poder de fogo como lobistas contra a reforma da Previdência. “Um ambiente mais turvo e quente no Congresso não tem como ser bom para a reforma da Previdência. Judiciário e MP, que hoje prendem Temer, são as mesmas categorias que, junto com outras da elite do funcionalismo, farão pressão pesada contra a reforma no Congresso. Quanto maior o empoderamento fora, maior o poder de fogo dentro das Casas.”

Falta analisar um ator importante: STF. Eles prometem uma análise detalhada até o final do dia.

Gil Alessi

Leia trecho da decisão de Bretas na qual ele acusa Temer de liderar organização criminosa.

Gil Alessi

Para o juiz Bretas, “MICHEL TEMER é o líder da organização criminosa a que me referi [apelidado de “Quadrilhão do MDB], e o principal responsável pelos atos de corrupção aqui descritos”.

Gil Alessi

Bretas também cita o uso de dinheiro de propina para a reforma da casa da filha de Temer: “Há fortes indícios de que a reforma da residência de MARISTELA TEMER ocorreu com a utilização de numerário ilícito proveniente de propina, em tese, recebida diretamente na ARGEPLAN”.

Gil Alessi

No pedido de prisão de Temer obtido pelo repórter Afonso Benites, o juiz Bretas tenta blindar o processo para que ele não vá para a Justiça Eleitoral (como o STF determinou para os casos de corrupção com finalidade eleitoral/caixa 2). Bretas cita depoimento do próprio Temer para derrubar a tese de caixa 2: “O senhor João Batista me auxiliou em campanhas eleitorais, mas nunca atuou como arrecadador de recursos”.

Afonso Benites

O juiz Bretas também determinou a prisão de Rodrigo Castro Alves Neves e Carlos Jorge Zimmermann. Nesses casos as prisões são temporárias, nas outras, preventivas.

Afonso Benites

O juiz Bretas mandou prender: Michel Temer, João Baptista Lima (Coronel Lima), Moreira Franco (ex-ministro), Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei de Natale e Carlos Alberto Montenegro.

Afonso Benites

A Polícia Federal emitiu uma nota para confirmar a operação que resultou na prisão de Michel Temer, mas não cita o nome do ex-presidente. Uma coletiva será concedida na tarde de hoje, no Rio de Janeiro.

A nota: “A Polícia Federal deflagrou hoje (21/03) a Operação Descontaminação e cumpre 08 Mandados de Prisão Preventiva, 02 Mandados de Prisão Temporária e 24 Mandados de Busca e Apreensão nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná e no DF.

A investigação decorre de elementos colhidos nas Operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade deflagradas pela PF anteriormente e, notadamente, em razão de colaboração premiada firmada pela Polícia Federal. Os mandados foram expedidos pela 7° Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.”

Joana Oliveira

Talita Bedinelli

No ano passado, on EL PAÍS revelou emails inéditos que mostravam o empenho, em um pedido de “urgência” do empreiteiro José Antunes Sobrinho, sócio da empresa Engevix, para conseguir um pagamento de 1,1 milhão de reais, destinados a um dos principais homens de confiança do presidente Michel Temer (MDB), o coronel João Baptiista Lima Filho. http://cort.as/-Fzz_

Gil Alessi

O juiz Marcelo Bretas confirmou à repórter Maria Martín que a prisão do ex-presidente Temer tem relação com supostos desvios relativos a obras na usina de Angra 3.

Gil Alessi

O ex-presidente Michel Temer acaba de chegar ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, após ser preso pela Policía Federal. 

Heloísa Mendonça

Para o economista André Perfeito, da corretora Necton, a prisão do ex-presidente Michel Temer joga gasolina nas tensões entre a classe política e as forças da Lava Jato e “pode tornar mais complexo o acerto por reformas”.  “Nesta quarta-feira o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já havia feito críticas ao ministro da Justiça Sergio Moro num gesto que pode ser lido como parte deste xadrez entre legislativo e judiciário”, diz o economista. Ainda na avaliação de Perfeito, outros nomes de peso devem ser presos ou pressionados em breve ao que tudo indica.

Afonso Benites

MDB diz que Temer e Moreira Franco não cometeram crimes

Em nota, o MDB, o partido do ex-presidente Temer, disse que a Justiça Federal foi apressada na prisão dele e negou que ele tenha cometido crimes. Eis a íntegra: “O MDB lamenta a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte do ex-presidente da República, Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa.”

Regiane Oliveira

Entrevista com o juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato, que decretou a prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer: “A Lava Jato é eterna. Doa a quem doer” http://cort.as/-Fzuo

Heloísa Mendonça

Reação do mercado. A Bolsa de Valores de São Paulo ampliou a queda após a notícia da prisão do ex-presidente Michel Temer. Às 11h50, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, recuava 1,77%, a 96.305 pontos, enquanto o dólar comercial avançava 1,0%, cotado a 3,80 reais.

Marina Novaes

Ainda de acordo com informações do jornal O Globo, a PF deveria ter cumprido os mandados de prisão no início da manhã, como parte da operação Radioatividade (uma fase da Lava Jato), mas não conseguia localizar o ex-presidente e, por isso, a prisão ocorreu com atraso. O jornalista Kennedy Alencar, comentarista de polícia da rádio CBN, conseguiu falar com o ex-presidente:

https://twitter.com/KennedyAlencar/status/1108739682186207239

Marina Novaes

A Polícia Federal ainda busca o ex-ministro Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia, que até o momento ainda não havia sido localizado, embora haja um mandado de prisão contra ele.

Marina Novaes

Bom dia! O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) acaba de ser preso pela força tarefa da Operação Lava Jato, em São Paulo, segundo informações da GloboNews. Ainda não há detalhes sobre a prisão.

Acompanhe a partir de agora as últimas notícias sobre a prisão de Temer, em tempo real.