/Segurança na defesa e mais decisão no ataque: como o Palmeiras pode vencer a semifinal

Segurança na defesa e mais decisão no ataque: como o Palmeiras pode vencer a semifinal

Quando o árbitro Flávio Rodrigues de Souza apitar o início do clássico entre Palmeiras e São Paulo, às 16 horas (de Brasília) deste domingo, de nada valerá o retrospecto a favor dos donos da casa na arena alviverde. Mas o desempenho dos últimos clássicos no local pode servir de inspiração para o time de Felipão.

A TV Globo transmite a partida para SP, BA, AL e CE (com Cleber Machado, Casagrande, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira). Você assiste também no SporTV (com Jota Júnior, Wagner Vilaron e Paulo Nunes) e acompanha em Tempo Real com vídeos exclusivos no GloboEsporte.com.

O Palmeiras tem sete vitórias em sete clássicos contra o São Paulo na arena. Em três dessas ocasiões, porém, precisou virar o jogo depois de ter saído atrás no marcador, nas edições de 2016, 2017 e 2018 do Brasileirão.

Se isso se repetir neste domingo, Felipão, que não perdeu duas partidas seguidas desde que voltou ao clube, terá de mudar uma rotina incômoda e importante: na passagem atual do treinador, Verdão ainda não venceu nenhuma vez depois de ter saído atrás no placar.

Desde o retorno de Felipão, em 2018, Palmeiras ainda não virou nenhuma vez — Foto: EFE/Juan Ignacio RoncoroniDesde o retorno de Felipão, em 2018, Palmeiras ainda não virou nenhuma vez — Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

Desde o retorno de Felipão, em 2018, Palmeiras ainda não virou nenhuma vez — Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

Por outro lado, o que nunca faltou ao Palmeiras contra o São Paulo nas partidas na arena foi um ótimo desempenho ofensivo, algo que contrasta com o atual momento da equipe alviverde.

Na derrota de terça-feira para o San Lorenzo, na Argentina, Felipão criticou a baixa produtividade do seu time, que teve os desfalques de Gustavo Scarpa e Ricardo Goulart – a dupla deve voltar neste domingo. Mas, contra o rival tricolor, o Verdão tem média de três gols jogando em seu estádio, desde a reinauguração em 2014.

O ponto positivo segue sendo a defesa, mesmo após a derrota em Buenos Aires, pela Libertadores. Foram apenas sete gols sofridos em 18 jogos na temporada. No jogo de ida da semifinal do Paulistão, o Verdão teve bom desempenho defensivo contra o rápido ataque são-paulino. Agora, Luan tem chance de atuar novamente ao lado de Gustavo Gómez.

Gustavo Gómez deve ser uma das novidades na escalação titular do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/PalmeirasGustavo Gómez deve ser uma das novidades na escalação titular do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Gustavo Gómez deve ser uma das novidades na escalação titular do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Durante a semana, as atividades na Academia de Futebol foram fechadas para a imprensa. Até Cuca foi assunto em entrevista coletiva. No aquecimento de quinta-feira, Dudu foi ausência na primeira parte do trabalho. Na sexta, foi dia de Usain Bolt visitar o centro de excelência do Verdão e conversar com Felipão.