/CNH de Bolsonaro deveria ser suspensa após rolé de moto; veja…

CNH de Bolsonaro deveria ser suspensa após rolé de moto; veja…

ESQUECEU LEGISLAÇÃO

CNH de Bolsonaro deveria ser suspensa após ‘rolé’ de moto; veja motivo

Especialistas apontaram as infrações do presidente

Por Redação

22 de abril de 2019 | 10:31

Especialistas em trânsito afirmaram que o presidente Jair Bolsonaro teria cometido uma infração em seu passeio de moto em Guarujá, no litoral de São Paulo, no último sábado (20). O chefe do Executivo divulgou um vídeo do passeio, no qual ele circula com o capacete levantado, apoiado na testa.

Imagem: Reprodução

Segundo o advogado especialista em trânsito, Maurício Januzzi, que também foi presidente da comissão de direito viário da OAB-SP, consultado pelo jornal Folha de S. Paulo, andar com o capacete levantado dessa forma é o mesmo que não usar o equipamento.

“É uma infração gravíssima. A penalidade é multa, 7 pontos na carteira e a pessoa sofre um procedimento de suspensão da carteira de habilitação. Como mandatário da nação ele deu um péssimo exemplo de como conduzir motocicleta” afirmou Januzzi. De acordo com ele, o presidente pode sofrer as punições pois há imagens do momento.

O presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense, diz que o capacete colocado de forma errada pode agravar um acidente. “É uma infração. Ele precisa estar fixo, porque, se não estiver, não protege e pode piorar o ferimento”.

O consultor em segurança no trânsito Horácio Figueira concorda que o exemplo foi negativo. “Ele podia ter sido orientado antes do passeio a fazer tudo direitinho. Ele fez barulho desnecessário [ao acelerar] e depois ele levanta o capacete, em um veículo de alto risco. Se na área militar é preciso seguir todas as regras, por que no trânsito seria diferente?”.

Para o consultor em transporte Sérgio Ejzenberg, o condutor precisa estar com o capacete afivelado quando estiver em movimento. “Se não estiver, é uma infração”.

O jornal paulista perguntou ao Palácio do Planalto se Bolsonaro tem habilitação para motocicletas, mas não obteve resposta.

No sábado, o presidente saiu do hotel militar onde estava hospedado, no litoral paulista, para passear pela cidade. Ele saiu do local pilotando a moto às 18h35. O destino e o objetivo do passeio não foram divulgados.